CAARPD

 

Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade

 

O Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade (CAARPD), é uma resposta desenvolvida pela Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal em parceria com o Instituto de Segurança Social, IP-Centro Distrital de Setúbal, sendo um serviço especializado que assegura o atendimento, o acompanhamento e o processo de reabilitação social a pessoas com deficiência e incapacidade e disponibiliza serviços de capacitação e suporte às suas famílias ou cuidadores informais.

Os objetivos desta resposta são:

  • responder a uma necessidade da população;
  • promover a dignidade e a qualidade de vida;
  • prestar um apoio personalizado e adequado a cada caso;
  • favorecer a inserção das famílias na comunidade;
  • proporcionar momentos de convívio, através de atividades socioculturais, recreativas e de lazer;
  • sensibilizar a comunidade para as problemáticas da deficiência;
  • informar, orientar e encaminhar as famílias de acordo com as necessidades apresentadas;
  • desenvolver competências pessoais e sociais, promovendo a autonomia;
  • apoiar as famílias e cuidadores informais.

O Centro é constituído por dois serviços:

  • Atendimento e Acompanhamento Social – realizado por uma Psicóloga e uma Assistente Social, pretende aconselhar, encaminhar e acompanhar o cliente e agregado familiar de forma a planear, organizar e acompanhar a família na sua integração social, fortalecendo os seus membros.
  • Reabilitação social – através de um Fisioterapeuta, Psicólogo e Assistente Social pretende-se capacitar o utente e agregado familiar no seu Processo de Reabilitação Social, incidindo especificamente sobre as seguintes áreas: atividades da vida diária; competências básicas de autonomia; orientação e mobilidade; estimulação sensorial; formação comportamental e apoio psicossocial para utilizadores e familiares.

1. Que condições deve reunir o cliente para que possa candidatar-se ao CAARPD?

Pode candidatar-se toda a pessoa com Deficiência, maior de dezoito anos, residente no Concelho de Seixal e Almada. Existem critérios de priorização dos clientes, uma vez que as vagas são limitadas.

2. O que devo fazer para me candidatar?

Se decidir candidatar-se, deverá dirigir-se às instalações da APCAS, para preencher a ficha de candidatura e fazendo-se acompanhar dos seguintes documentos :

  • Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte, cartão da segurança social e do serviço nacional de saúde ou Cartão de Cidadão do próprio ou do representante legal;
  • Relatório Médico;
  • Comprovativos dos rendimentos do agregado familiar

Dada a existência de vagas limitadas, caso o número de candidatos seja superior ao limite, a equipa técnica responsabilizar-se-á por priorizar os candidatos, aplicando os critérios definidos no Regulamento Interno do CAARPD.

3. Como sei se fui admitido ou excluído?

Os candidatos serão informados, através de carta, do deferimento ou indeferimento do pedido de inscrição e com uma marcação de atendimento, no caso do pedido ser deferido. Os utentes que reúnam as condições de admissão, mas que não seja possível admitir, por inexistência de vagas, ficam automaticamente inscritos na Lista de espera, sendo a mesma organizada em função da ponderação obtida através dos critérios de priorização. Tal facto é comunicado ao candidato a utente ou seu representante legal, através da carta acima referida, sendo notificados se abrir uma vaga que permita a sua integração no CAARPD.

4. Onde é realizado o apoio?

Tanto as sessões de atendimento e acompanhamento social e reabilitação social poderão ser realizadas na sede da APCAS, no domicílio ou comunidade, de acordo com o que ficar definido com o utente e agregado familiar.

5. Será assegurada a confidencialidade dos dados?

O seu anonimato e a sua confidencialidade serão sempre garantidos no decorrer de todo o Acompanhamento. A informação recolhida será mantida estritamente confidencial entre a equipa de acompanhamento e cada um dos participantes.

7. Qual o valor deste serviço?

O serviço é totalmente gratuito para todas as famílias.

Contacto (caso queira colocar dúvidas ou questões):

Mariana Duarte (Diretora Técnica do CAARPD-APCAS): dt.caarpd@gmail.com – 913729061

José Patrício (Presidente da Direção da APCAS) : josepatricio@paralisiacerebral.pt – 916988486

Horário de funcionamento: das 9h00 às 18h00 todos os dias úteis
Tel.: 211933943

 

Ver Regulamento CAARPD